HISTÓRIA DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM LORENA

 

WALTER E ELIZABETH GOODBAND - OS PIONEIROS DA IGREJA EM LORENA

 ELISABETH GOODBAND tinha o sobrenome CARLSSON quando solteira. Nasceu no dia 16 de Novembro de 1899 em ERVALLA, na província de NÃRKE, na SUÉCIA. Converteu-se ainda jovem sendo batizada aos 14 anos de idade na Igreja Batista em sua Cidade natal. No ano de 1916 chegou a ter contato com o MOVIMENTO PENTECOSTAL (PINGSTRÕRELSEN) e foi uma das 16 pessoas, que no mesmo ano fundaram a Igreja ELIM em ÕREBRO (capital da província de NÃRKE), ELIM-FÕRSANLINGEN I ÕREBRO.

Nesse período ela já havia recebido a chamada para o trabalho Missionário e como parte dos preparativos para a Missão,  estudou línguas na Inglaterra e serviu como Evangelista durante alguns anos na LAPÔNIA (LAPPLAND), a parte mais fria do Norte da Suécia. WALTER GOODBAND (Fundador de várias Igrejas Evangélicas no Vale do Paraíba) nasceu no dia 5 de Setembro de 1896 na cidade de NOTTINGHAM, INGLATERRA. Serviu ao Senhor como Evangelista até o ano de 1926, quando começou a estudar na Escola Bíblica em LONDRES, onde encontrou sua futura esposa, ELISABETH CARLSSON.

Casaram-se em Novembro de 1932 e no dia seguinte ao casamento viajaram para o Brasil. Desembarcaram na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, nossa nação estava em pleno Avivamento Espiritual como resultado imediato da Evangelização de outros Missionários Suecos. Um ano depois lhes nasceu LILY ELISABETH GOODBAND, hoje esposa do Missionário Sueco nascido na República Argentina, SAMUEL GUSTAFSON, atualmente residindo na cidade de Santiago do Chile.

ELISABETH, agora GOODBAND, foi enviada ao Brasil como Missionária da Igreja SION em ARBOGA. Após o primeiro período no Brasil, o Missionário WALTER GOODBAND passou a ser apoiado como Missionário pelas Igrejas FILADELFIA em ESTOCOLMO e as de KÕPING, ÕREBRO e ERVALLA.

Em 1934, chegaram a Lorena no estado de São Paulo, uma pequena cidade localizada junto a estrada de ferro que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo, para realizar um trabalho pioneiro junto com a Missionária ESTER ANDERSSON, dando assim início a implantação de várias Igrejas e ao Evangelismo no Vale mais famoso do Brasil, "Vale do Paraíba".

O Missionário WALTER GOODBAND, informou em 1940 que, haviam trabalhos em 7 cidades, 3 lugares menores na campina (zona rural), 10 lugares na parte serrana (montanhosa) e três Evangelistas serviam no campo que Evangelizavam nos lugarejos de pescadores na costa brasileira entre o Rio de Janeiro e Santos.

 Os Missionários WALTER GOODBAND, ELISABETH GOODBAND e ESTER ÕLANDER (missionária que veio a dirigir a Igreja em Lorena de 1942 a 1944) dedicavam muito tempo a oração e no ano de 1946 realizaram na Igreja uma Campanha de Oração que durou seis meses, quando muitos irmãos foram batizados com o Espírito Santo, fato que foi relatado pela irmã ELISABETH, numa carta escrita à SUÉCIA: " Agora, temos um tempo maravilhoso. Nunca sentimos ou experimentamos coisa igual! Deus tem enviado um grande avivamento em nosso meio. Nossas reuniões de oração continuam semana após semana [...]"

           O casal de Missionários GOODBAND continuou com o trabalho de construir e edificar Igrejas em toda a região até o ano de 1955 quando mudaram-se para o Chile. WALTER e ELISABETH GOODBAND, depois de haverem dado o melhor de suas vidas para o nosso país, cheios de dias, foram recolhidos e recebidos na Glória pelo Senhor da Seara, ela em 1977 e ele em 1982. Podemos perfeitamente dizer que ambos foram as primícias de Cristo para o grande Vale do Paraíba e porque não dizer, apóstolos para esta importante região do estado de São Paulo.